sábado, 2 de novembro de 2013

Estelita Mendonça Spring/Summer 2014


Fotografia por Portugal Fashion



       É um dos mais talentosos jovens designers portugueses a criar grande destaque na cena da moda nacional, chama-se Estelita Mendonça, e é a falar sobre o designer e a sua última colecção para a Primavera/Verão 2014, apresentada no decorrer do Portugal Fashion, entre os dias 24 e 26, no Edifício da Alfândega no Porto, que o Rosa Pulchra é inaugurado.




        Para a próxima estação, Estelita Mendonça mandou para a passerelle manequins com as faces ocultadas por uma máscara (criação da Taka-Mau) feita de rede. Com esta colecção o designer quis trabalhar a identidade e a sua transformação a partir do momento em que se veste o uniforme. Seguindo esta ideia, desconstruiu e reconstruiu peças utilizadas para trabalhar como o fato-macaco, a bata de trabalho ou o avental, tornando-as em acessórios e must-have pieces de looks em tons de branco, cinza, beige e azul.

      Numa pequena conversa com Estelita Mendonça, disse que as peças foram criadas utilizando “sedas de algodão, algodões, pvc's, um termocolado de rede e plástico respirável, alguns polyesters muito leves para corta-ventos e um algodão com poliamida que resulta num material com efeito de papel.”


Fotografia por Portugal Fashion
Fotografia por Portugal Fashion

        Esta não é a primeira vez que a colecção é apresentada ao público. No passado mês de Setembro durante a Viena Fashion Week, os vienenses puderam apreciar um pouco da moda portuguesa através das criações de três designers, Estelita Mendonça, Daniela Barros e Ricardo Preto, que conforme revelou a imprensa, obtiveram um feedback bastante positivo.
        
No ano passado, nos Portugal Fashion Awards 2012, Estelita Mendonça foi o designer premiado na categoria “Jovens Criadores”. Em resposta à questão relativa à facilidade em ser-se criador em Portugal, Estelita diz: “A nível criativo é óptimo ser-se criador em Portugal neste momento, a crise, o ambiente quase anacrónico que se vive aqui é uma boa incubadora de ideias e de conceitos. A nível prático, torna-se complicado porque a indústria ainda não aceita completamente ajudar os jovens criadores! Mas acho que isso está a mudar.”

Quanto a novos projectos, alguns dos que podem ser revelados são “montar a empresa e tentar posicionar a marca no mercado internacional e conseguir realmente vender”, contou o designer

Fica o vídeo do final do desfile (peço desculpa pela qualidade):


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